sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

Baunilha ou Chocolate?


- Então, você vai a um escritório, depois vai à televisão e fala sobre cigarros. Depois voa para Los Angeles para falar com um cara que trabalha com estrelas de cinema. O que é isso?
- É o meu trabalho, sou um lobista.
- Eu sei, mas estudou para fazer isso?
- Não. Não, fui andando e aprendendo.
- Então qualquer um pode fazer isso?
- Não, isto requer... uma flexibilidade moral que está além da maioria das pessoas.
- Eu tenho flexibilidade moral?
- Bem, digamos que se torne um advogado, certo?
- E é chamado para defender um assassino. Pior, um assassino de crianças. Agora, a lei afirma que todos têm direito a um julgamento justo. Você o defenderia?
- Não sei. Acho que todos merecem uma defesa justa.
- Pois bem, as grandes multinacionais também.
- E o que acontece quando está errado?
- Bem, Joey, eu nunca erro.
- Mas não pode ter sempre razão.
- Se o seu trabalho é estar certo, nunca está errado.
- Mas e se estiver mesmo errado?
- Certo, digamos que esteja defendendo chocolate e eu baunilha. E agora se eu te dissesse "baunilha é o melhor sabor de sorvete" você diria...?
- "Não, é chocolate."
- Exatamente.
- Mas não ganha com esse argumento.
- Portanto, eu te pergunto: Acha que chocolate tem um sabor insuperável, não é?
- É o melhor sorvete. Eu não pediria outro.
- Então com você é só chocolate, certo?
- Sim, chocolate é tudo o que preciso.
- Bom, eu preciso mais do que apenas chocolate.
- E mais do que apenas baunilha.
- Eu acredito que precisamos de liberdade de escolha em relação aos sorvetes e isso, Joey Naylor, isso é o significado de liberdade.
- Mas não estamos falando disso.
- Mas eu sim estou falando disso.
- Mas não provou que baunilha era melhor.
- Não precisei.
- Provei que você estava enganado, e se está enganado, eu estou certo.
- Mesmo assim não me convenceu.
- Porque você não me interessa.
- Eles é que me interessam.

Joey & Nick, "Obrigado por Fumar" (2005).

Nenhum comentário:

Postar um comentário